Como tirar esmalte sem acetona
Mulheres e homens estão cada dia mais demonstrando a própria vaidade. Basta uma olhadinha nas mãos das pessoas para perceber que as unhas são tratadas com todo o esmero. Hoje vamos conversar sobre como tirar esmalte sem acetona e deixar as unhas mais saudáveis.
Afinal de contas, apesar de acetona ser um produto super barato e simples de encontrar, ele não é o mais indicado para se ver livre da esmaltação. Suas propriedades são corrosivas, gerando ressecamento, quebras, lascas e outros sinais de fragilidade nas garras.
Felizmente, há alternativas que substituem o solvente. Continue de olho no post de hoje e descubra como tirar esmalte sem acetona e garantir um visual bonito e saudável para suas mãos e pés. Vale a pena conferir!
Como tirar esmalte sem acetona
O cheiro da acetona já serve como um sinal de alerta para a sua composição química agressiva. Mesmo que ela retire o esmalte com menos esforço e a baixo custo, o barato pode sair caro posteriormente. A integridade das unhas é prejudicada pela acetona.
Todavia, existem alternativas inteligentes de como tirar esmalte sem acetona. Uma delas é o removedor oleoso de esmalte. Ele pode ser de banana, de semente de uva ou de outras substâncias nutritivas e hidratantes.
VEJA TAMBÉM: Unha quebrando nos cantos? Veja o que fazer
Além de ter um cheiro agradável, esse tipo de removedor hidrata a pele e protege a queratina das unhas enquanto retira o esmalte. A fórmula é leve e equilibrada, trazendo mais segurança e bem estar para quem usa.
O único inconveniente é que as mãos podem ficar um pouco oleosas por alguns minutos. Porém, não é nada que água ou lencinhos umedecidos não sejam capazes de resolver.
Outra alternativa é o lencinho removedor de esmaltes. Esse produto normalmente vem em pequenos potinhos e é ótimo para levar na bolsa ou em viagens. Para quem viaja de avião, sem dúvida essa é a melhor opção tendo em vista as restrições de líquidos na bagagem de mão.
O lencinho é super prático e também é elaborado a partir de removedores oleosos. Eles ficam embebidos no tecido e, depois do uso, é só descartar. Não precisa ne de algodão.
Um último truque que é interessante mencionar é o da vaselina. É muito interessante aplicar uma camada na pele no entorno da unha antes de fazer a esmaltação. Com isso, os pigmentos não pegam na cutícula e não precisam ser removidos com acetona posteriormente.
Outros cuidados essenciais que devemos ter com as unhas
Além de aprender como tirar esmalte sem acetona e tornar esse um hábito constante, há mais cuidados que colaboram com a saúde e a beleza das nossas unhas. Dentre eles, estão:
- Evitar o acúmulo de esmaltes ou de sujeira debaixo das unhas;
- Prefira formatos ovalados ou arredondados para evitar quebras nos cantos e lascas;
- Jamais remova toda a cutícula, ela é uma barreira contra micro-organismos fundamental e, quando retirada, vira uma porta de entrada para doenças;
- Não roa as unhas e nem as cutículas;
- Deixe as unhas livres de esmaltes ao menos uma semana por mês para que elas possam respirar e se recuperar da química presente nos esmaltes;
- Não lixe a superfície da unha pois isso remove a queratina que mantém a estrutura fortalecida;
- Use luvas quando manusear água com frequência ou produtos de limpeza e outros líquidos tóxicos;
- A qualquer sinal de vermelhidão, coceiras ou manchas nas pontas dos dedos, procure um dermatologista;
- Use somente removedores de esmaltes que sejam registrados e aprovados pela ANVISA.
VEJA TAMBÉM: Como fazer uma francesinha perfeita: passo a passo
Pronto! Agora você já tem uma ideia de como tirar esmalte sem acetona e cuidar da saúde e beleza das mãos e unhas sem riscos. Até mais!