skip to Main Content

Autoclave: Como fazer a esterilização dos equipamentos

Nos dias atuais, a lei brasileira obriga a utilização de itens descartáveis no setor da beleza, como para cabeleireiros, depiladores e manicures. Isso se deve ao perigo de contaminação de algumas doenças que podem acontecer tanto com a cliente quanto com o profissional que está fazendo o serviço. Veja a seguir como funciona a autoclave.

A manicure é uma profissional que precisa usar os mais variados produtos descartáveis, porque ela entra em contato com a pele das clientes, com produtos químicos e com fluídos corporais como o sangue. O que pode causar diversas doenças como: HIV e hepatite.

Os produtos descartáveis que devem ser usados por todas as manicures são: toalhas, lixas, palitos, luvas, botas, dentre outros. Entretanto, alguns materiais de manicure não podem ser descartáveis, esse é o caso das tesouras, alicates e espátulas, por isso, esses materiais devem ser esterilizados na autoclave.

O que é autoclave?

Autoclave é um equipamento pequeno, perfeito para esterilizar uma quantidade pequena de materiais, como é o caso dos salões de manicure e pedicure. Esse aparelho esteriliza os equipamentos em uma temperatura de 134° em 12 minutos, que consiste no ciclo total de esterilização. As autoclaves podem ser de dois tipos: vertical e horizontal.

VEJA TAMBÉM: Ser manicure é dom ou prática? Veja o que precisa para iniciar como manicure

Autoclave horizontal – Esse tipo de autoclave possui paredes duplas, separadas por um espaço onde o vapor circula para manter o calor na parte interna durante o processo de esterilização.

Autoclave vertical – Esse tipo não é adequado, porque torna difícil a circulação do vapor, a drenagem do ar e a entrada do vapor, por causa, da distribuição dos pacotes que serão esterilizados, pois, eles ficam sobrepostos.

As autoclaves fazem todo o processo de esterilização, ou seja, não é necessária a intervenção de uma pessoa. A manicure só precisa limpar os equipamentos da maneira correta, colocá-los nas embalagens e pô-los na autoclave.

Autoclave: como fazer a esterilização dos equipamentos

Limpeza do material – Uma etapa essencial que deve ser feita antes da esterilização na autoclave é a limpeza do material de manicure. Essa parte deve ser muito bem feita para que a eficiência da esterilização seja garantida. A limpeza deve ser feita com detergente neutro e uma escova que pode ser de unhas ou de dentes e é preciso ficar atenta aos locais onde se acumula sujeira.

Como fazer a limpeza do material – Ponha os instrumentos cortantes dentro de uma bacia plástica, coloque água e detergente neutro. Limpe bem as lâminas e partes cortantes, retire todos os resíduos de sujeira e de pele, use a escova para isso.

Enxágue bem os equipamentos retirando todo o detergente das peças. Ponha para secar em uma toalha seca e limpa. Em seguida, coloque todos os equipamentos dentro de uma caixa plástica e coloque álcool sobre eles até cobri-los. O material deve ficar mergulhado no álcool de 30 a 40 minutos e só depois deve ser colocado na autoclave.

Esterilização em autoclave – A espátula de cutículas e o alicate devem ser colocados dentro de saquinhos de esterilização. Têm que ser saquinhos próprios, criados para uso em autoclave e muito resistentes. Quando for comprar os saquinhos, veja se eles estão mesmo lacrados. Eles só deverão ser abertos na sua presença.

Verifique se consta, na parte lateral do saquinho de esterilizar, a marca que indica esterilização. Esta marca é parecida com uma tarja ou seta de cor cinza esverdeado, aparece automaticamente no saquinho quando ele é exposto às altas temperaturas.

Se nos saquinhos não aparecer essa marca, quer dizer que eles não foram levados na autoclave, mantendo assim o estado original da embalagem. Não compre saquinhos com a marca, porque, isso quer dizer que eles já foram usados.

VEJA TAMBÉM: Dúvidas de Manicure: Como parar de trabalhar com fiado?

Durante a esterilização verificar constantemente os indicadores de pressão e temperatura. Depois da esterilização a porta da autoclave deverá ser aberta lentamente e deve ficar aberta de 5 a 10 minutos.

É muito importante seguir o manual de instruções da autoclave para garantir que seu material de manicure será esterilizado de forma correta.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.