Unhas onduladas: o que são, causas e tratamento
Ter unhas lisinhas e saudáveis é muito bom, porém, isso nem sempre é possível porque muitas mulheres precisam enfrentar certos problemas como unhas onduladas cujas até a esmaltação não consegue disfarçar.
Unhas onduladas: o que são?
Unhas onduladas são unhas com aquelas listras horizontais ou verticais que originam uma aparência irregular na base das unhas e também comprometem principalmente a parte mais próxima das pontas dos dedos.
O que causa unhas onduladas?
Cutilagem – As causas para esse problema são muitas, sendo que, a mais comum é a cultilagem mal feita, pois, quando sua manicure empurra sua cutícula com muita força acaba comprometendo as unhas. Sem falar que a cultilagem em excesso também dar origem ao problema.
Envelhecimento da unha – Assim como os cabelos envelhece e ficam brancos e ralos, as unhas também passam por esse processo e perdem um pouco do brilho, por isso, as mulheres mais velhas sofrem mais com unhas onduladas
VEJA TAMBÉM: Cutícula inflamada: tratamento, causas e dicas
Problemas de saúde – A coisa complica quando a causa das unhas onduladas é um problema de saúde, que pode ser alguma infecção, febres prolongadas, tumores e cistos que causam inchaço e dor na cutícula, mas são pouco comuns, diabetes ou até mesmo, tratamentos agressivos como quimioterapia.
Unhas onduladas têm tratamento?
A boa notícia é que existem alguns tipos de tratamentos e cuidados para quem sofre com o problema de unhas onduladas e que pode amenizar ou, até mesmo curar, porém, antes de saber o que fazer é importante saber qual a causa do problema, para assim investir no melhor tratamento.
Procurar um médico para fazer alguns exames para saber a causa do problema é o primeiro passo, mas caso já saiba o que vem causando esse problema deve começar logo a tratar, mas se os resultados esperados não forem satisfatórios então terá mesmo que buscar ajuda médica.
Se o problema for externo como cutilagem mal feita ou qualquer outro deve investir em certas atitudes e cuidados como: trocar de manicure, procurar ficar alguns meses sem tirar a cutícula, polir as unhas no máximo uma vez por semana, na hora de tirar o esmalte usar somente removedor sem acetona, usar sempre uma base niveladora e nutritiva que vai deixar as unhas lisas e uniformes e usar sempre também cremes hidratantes que vão diminuir as cutículas de uma forma mais natural e menos agressiva.
Para evitar unhas onduladas e outros problemas e contar com unhas fortes e saudáveis é recomendado também tratar de dentro para fora apostando em alimentação balanceada e rica em nutrientes onde não podem faltar peixes, ovos, couve, brócolis e carnes vermelhas. Sendo que, em alguns casos é necessário ingerir diariamente um suplemento vitamínico.
Hábitos que podem tratar unhas onduladas
Jamais cutuque as cutículas.
Nunca tire o esmalte com a própria unha use um produto específico como um removedor de esmalte sem acetona, que vai ajudar a não deixar as unhas ressecadas.
Caso não confie em sua manicure já vá preparada com suas unhas sem esmaltes e sem cutículas, porém, esse é um trabalho da profissional que precisa estar capacitada também para a cutilagem.
Troque as espátulas de remover cutículas pelos cremes emolientes.
Use produtos que ajudem na saúde das unhas como: hidratante, cremes, bases nutritivas pró-nivelamento, entre outras.
VEJA TAMBÉM: Funções do óleo secante que você não conhecia
Portanto capriche nos cuidados com suas unhas, especialmente se sofre de problemas como unhas onduladas, pois, tirar a cutícula e estar sempre com as unhas pintadas é importante esteticamente. Porém, dar um tempo no esmalte e investir em processos para tirar a cutícula mais demorados é o mais indicado, já que, vão deixar as unhas mais saudáveis, e saiba que a cutícula, mesmo que comprometa aparentemente as unhas, são importantes porque servem para proteger contra infecções e outros problemas, por isso, merece uma atenção especial e devem ser cuidadas por quem entende do assunto.