skip to Main Content

Cutícula inflamada: tratamento, causas e dicas

É muito bom manter as unhas sempre lindas e saudáveis, porém, muitas vezes precisamos lidar com certos problemas que são inevitáveis como cutícula inflamada, quem já passou por isso, sabe do incômodo que causa.

Sua manicure, ou até mesmo, você exagerou um pouco na hora de tirar a cutícula o que acabou originando uma ferida que logo inflamou não se preocupe porque estamos trazendo muitas dicas de cuidados e tratamentos para cutícula inflamada que também pode ter outras causas.

Tirar muito a cutícula é a principal causa de cutícula inflamada, porém, não é a única, pois, têm mulheres que têm essa área muito sensível e qualquer coisa infecciona. Sendo que, além do cuidado redobrado na hora de tirar a cutícula é necessário usar apenas materiais bem higienizados o que vai ajudar a evitar problemas mais graves.

Cutícula inflamada: tratamento e dicas

cuticula inflamada

1 – Dê um tempo na esmaltação

Para algumas mulheres não dar para ficar sem as unhas pintadas. Porém tem momentos em que isso é necessário, ou seja, se está com a cutícula inflamada é fundamental que dê um tempo nos esmaltes até o problema ser resolvido, pois, se continuar pintando às unhas mesmo com a ferida sem cicatrizar, além de doer, pode agravar a situação.

2 – Trate o problema

Como você não pode ficar muito tempo sem pintar as unhas por questões estéticas saiba que pode tratar o problema para que cure mais rápido. Sendo que, nesse caso a melhor alternativa é usar sabonetes antibacterianos que vão ajudar a afastar as infecções e também vale investir em uma pomada cicatrizante, porém, caso não tenha resultado deve buscar a ajuda de um dermatologista que vai indicar o melhor tratamento.

VEJA TAMBÉM: Funções do óleo secante que você não conhecia

3 – Evite curativos

Para esconder, e até mesmo, proteger o machucado da cutícula muitas mulheres têm a tentação de tampar com um curativo, porém, isso não é indicado porque se abafar a região vai aumentar a umidade na hora de lavar as mãos e piorar a inflamação.

4 – Evite contato com produtos de limpeza

Quem é dona de casa às vezes fica complicado ficar longe dos produtos de limpeza, mas saiba se já estiver com a cutícula inflamada e for ter contato com detergentes e outros produtos de limpeza pode, além de causar dor e ardência, piorar sua situação aumentando a infecção. Caso não tenha alguém para auxiliar nas atividades domésticas pode sempre usar luvas de borracha, mas tendo sempre cuidado para não encostar muito na região inflamada e aumentar o machucado.

5 – Não coloque a mão na água quente

A água quente só vai aumentar o seu problema, pois, vai ressecar as mãos, provocar escamação e prejudicar o processo de cicatrização, além de causar incômodo, por isso, prefira banhos mornos ou frios.

6 – Não tire a cutícula

Parece estranho, mas, é sempre importante lembrar-se de evitar tirar a cutícula em casos de inflamação. Caso tenha pele sensível cuja cutícula fique inflamada com facilidade é necessário banir esse hábito e quando a inflação sarar passar a começar usar diariamente um bom hidratante nas mãos que auxiliará a manter as cutículas quase invisíveis.

Um ritual de beleza que vai ajudar a manter suas unhas lindas e longe das cutículas é o seguinte: faça uma esfoliação em toda a região das cutículas para isso pode usar um produto específico ou uma receita caseira como a mistura de mel e açúcar, tire todo o produto, aplique um creme hidratante em toda a mão e coloque uma luva por 20 minutos. Depois disso é só lavar bem as mãos e empurrar a cutícula de forma delicada usando um pau de laranjeira.

VEJA TAMBÉM: Unhas hidratadas no inverno: Veja como mantê-las

Lembrando que as cutículas são uma proteção natural das unhas, sendo importante remover com precaução e usando o melhor método para evitar inflamação e outros problemas mais graves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.