Estufa ou autoclave? Qual devo usar no espaço de manicure

Para quem está começando um negócio de manicure é comum ter dúvida do que usar para esterilizar o material, estufa ou autoclave, sendo que, para resolver esse dilema vamos dar uma explicação para você saber qual o melhor para seu espaço de manicure.

Estufa ou autoclave? Qual devo usar no espaço de manicure

estufa autoclave

Se preocupar com a esterilização dos materiais usados no espaço de manicure como: alicates, tesouras e cortadores de unhas é fundamental, pois, é responsabilidade da profissional cuidar de sua própria saúde e da saúde de suas clientes, oferecendo um serviço seguro e sem riscos de contrair doenças como AIDS e Hepatite e ainda ganhar um grande processo.

Qual equipamento de esterilização usar no espaço de manicure estufa ou autoclave sempre gera discussão por conta de uma série de fatores que podem influenciar nessa escolha.

VEJA TAMBÉM: O que é melhor, extra brilho ou óleo secante?

Estufa ou autoclave? Primeiro vamos falar do preço, nesse quesito a estufa é a mais usada porque custa bem menos que a autoclave podendo chegar a custar um décimo do valor da autoclave o que é bom para quem está começando e não pode investir muito em equipamentos.

Contudo a estufa foi proibida em algumas cidades, sendo assim, antes de se decidir pela estufa pelo preço é preciso pesquisar se esse aparelho ainda é permitido em sua região.

Quais são as diferenças entre as esterilizações?

Quanto ao processo de esterilização a autoclave é mais bem vista devido à praticidade porque enquanto a estufa conta com um processo de esterilização demorada que dura cerca de 2 horas e é feita através do calor, a autoclave já é bem mais rápida precisando apenas de 15 a 30 minutos para completar o processo de esterilização, mas vai depender da quantidade da água.

Na autoclave a esterilização é feita com calor úmido.

O maior problema da estufa em comparação a autoclave é que durante a esterilização as profissionais podem abrir o equipamento antes do tempo necessário da esterilização, o que faz perder o calor e aumentar os microrganismos facilitando assim a contaminação e aumentam as chances das clientes contraírem doenças.

Isso não é possível na autoclave, sendo que, foi devido à facilidade da estufa ser aberta antes do término da esterilização que ela vem sendo proibida.

Vale a pena investir na autoclave?

Quem já trabalha com manicure há muitos anos orienta a aquisição da autoclave que custa entre R$1.000,00 (um mil) até mais de R$4.000,00 (quatro mil), pois, garante uma esterilização mais eficaz e completa dos instrumentos de manicure evitando qualquer problema com a saúde da clientela e também da profissional, porém, o custo elevado da autoclave obriga manicures iniciantes a usar a estufa, já que, não tem muito para investir.

Outro problema da autoclave é a manutenção, porque, além do investimento inicial, para o processo de esterilização nesse aparelho é preciso gastar também com envelopes, seladoras e água destilada que são utilizados a cada esterilização.

O uso da estufa ainda divide opiniões e tem profissionais que ensinam como diminuir bastante o risco de contaminação usando esse tipo de aparelho. Sendo que o primeiro passo é colocar os instrumentos em uma solução de desincruste por uma hora, depois eles devem ser lavados com sabão, escova e água corrente, na sequência precisam ser secados com toalhas descartáveis, colocados em estojos forrados com papel toalha e eles devem ser colocados na estufa com espaço entre eles e sem encostar nas paredes.