skip to Main Content

Lixas de unhas: Tipos e como usar cada uma

As lixas de unhas são ferramentas fundamentais na hora de fazer as unhas, pois, elas são usadas para dar formato às unhas, consertar as unhas e muito mais. Um fato muito importante das lixas é que não se deve compartilhar com outras pessoas. O ideal é que as manicures utilizem lixas descartáveis e no caso de lixas feitas com materiais duráveis, antes de serem usadas precisam ser esterilizadas.

Para quem não sabe, existem diferentes tipos de lixas e aqui vão os principais. As lixas de unhas podem ser usadas por manicures profissionais ou por qualquer mulher.

Lixas de unhas: Tipos e como usar

lixas de unhas tipos

Lixa de diamante – Essa lixa serve para polir, o objetivo da lixa de diamante é dar um polimento perfeito às unhas. Ela é muito usada na hora de aplicar as unhas postiças e diminuir as imperfeições. Essa lixa é indicada para mulheres que querem aplicar unhas de fibra de vidro, acrigel ou porcelana.

Lixa de metal – Essa lixa serve para as emergências, por isso, deve estar sempre na bolsa. Caso sua unha se quebre ou se precisar igualar os tamanhos das unhas você estará preparada. A lixa de metal pode ser lavada, por isso os riscos de contaminações por bactérias e fungos são bem menores. A lixa de metal pode ser usada em todas as unhas, principalmente, nas mais resistentes e grossas. Lembre-se de não compartilhar a sua lixa.

VEJA TAMBÉM: Francesinha transversal: Dicas para fazer a decoração

Lixa grossa – Esse é o tipo de lixa mais poderosa indicada para unhas postiças. Essa lixa deve ser usada com cuidado nas unhas naturais porque elas podem se quebrar e causar rachaduras. A lixa grossa é mais indicada para as pessoas que usam unhas artificiais e mais fortes, como as feitas com acrigel.

Lixa de polir – Essa ferramenta se parece com um pedaço de isopor e tem um formato diferente dos outros tipos de lixas. A lixa de polir tem a função de nivelar as unhas e dar mais brilho. A lixa de polir é mais indicada para unhas com ondulações, porque ela tem uma função niveladora. É preciso ter cuidado na hora de cerrar as unhas com essa lixa, pois, ela pode deixar as unhas mais finas.

Lixa de papel – Essa lixa também conhecida como lixa de areia é um modelo clássico que tem um lado mais escuro e áspero e o outro lado é lisinho e claro. Ela tem a função de diminuir o tamanho das unhas sem precisar cortá-las ou então recuperar o formato da unha depois de uma quebra. A lixa de papel é indicada para as unhas de todos os tipos, mas são mais eficientes para unhas fracas e quebradiças.

Lixa de vidro – As lixas de vidro são mais suaves e o efeito é menos agressivo nas unhas. Por ser mais delicada, a lixa de vidro é perfeita para realizar acabamentos nas pontas das unhas. Essa lixa pode ser usada em todos os tipos de unhas, principalmente, as mais fracas.

Como usar as lixas de unhas

É importante dizer que é preciso ter cuidado na hora de utilizar uma lixa de unha, pois, se ela for usada da forma errada ela pode danificar as unhas. Caso queira manter o formato das suas unhas, busque não passar muito a lixa nas laterais, passe somente nas pontas. Mesmo cerrando só as pontas das unhas é preciso ter cuidado para não mudar o formato das unhas ou quebrá-las. O melhor é passar a lixa nas unhas apenas se elas se quebrarem.

VEJA TAMBÉM: Manchas escuras nas unhas: O que são, como ocorre, tratamentos

Usar muito a lixa nas unhas pode descamá-las ou deixá-las bem finas e assim quebradiças, por isso, tenha muito cuidado na hora de usar a lixa nas suas unhas.

Portanto, se quer usar lixas de unha, conheça todos os tipos e escolha a melhor para você. Caso não saiba qual a melhor lixa usar, peça ajuda a uma manicure profissional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.