skip to Main Content

Manchas escuras nas unhas: O que são, como ocorre, tratamentos

As manchas escuras nas unhas podem indicar algum problema de saúde. As manchas são indícios, pois, muitos problemas diferentes podem causar manchas nas unhas. Geralmente, é possível surgir nas unhas manchas vermelhas, verdes, azuis, roxas, marrons e pretas.

O que são manchas escuras nas unhas?

manchas escuras unhas

As causas mais conhecidas das manchas escuras nas unhas são os hematomas que podem aparecer após uma pancada ou acidente como fechar o dedo numa porta. O hematoma acontece quando há um sangramento por lesão do leito da unha, que é a parte que apoia a placa da unha. Pode ser doloroso no caso do trauma agudo ou indolor nos casos crônicos.

As manchas escuras nas unhas também podem significar problemas mais graves, como tumor ou infecção. As manchas que mostram problemas de saúde mais graves são:

Manchas vermelhas ou azuis – Os tumores benignos nas unhas são raros, mas podem aparecer com manchas vermelhas ou azuis. Geralmente são acompanhadas de dor. Os sinais são o surgimento de inflamação e a deformidade da unha, que pode ficar com uma aparência diferente.

VEJA TAMBÉM: Cores de unhas para o verão 2020: Veja as tendências

Caso surjam essas manchas nas unhas, procure um especialista, porque somente ele poderá dizer a real gravidade da situação.

Manchas listradas – As manchas listradas pretas ou marrons nas unhas podem ser muito preocupantes. Especialmente se a mancha estiver somente em uma unha e que se alarga de forma rápida. Também é necessário se preocupar se elas vão ficando mais escuras e mais largas lentamente com o passar do tempo.

As manchas listradas escuras nas unhas podem ser encontradas em pessoas negras ou orientais. Como essas pessoas possuem muita melanina no organismo podem surgir essas manchas que podem ser problemas de saúde ou apenas manchas comuns. As manchas também podem indicar uma sequela de micose ou indicar que a unha tem uma micose.

Caso apareça uma linha ou listra escura em apenas uma unha, a dica é procurar um médico para que ele realize o diagnóstico. Esse tipo de mancha pode ser o melanoma da unha, que é um tipo de câncer de pele agressivo. Se o diagnóstico for feito logo no começo, o tratamento é rápido e a cura, quase sempre é completa.

Como tratar mancha escura nas unhas

O tratamento vai variar de acordo com o motivo da mancha na unha. Caso a mancha seja causada por uma micose, o médico prescreverá antifúngicos de uso oral ou tópico. Já no caso de tumores, o especialista faz uma biópsia para saber se o problema é benigno ou maligno e indica o tratamento correto.

Dicas para cuidar das unhas

Evite pancadas – Ninguém está livre de acidentes dentro de casa ou fora. Porém, tenha cuidado para não machucar suas unhas nas portas, paredes e outros locais. Pois, um machucado simples pode se transformar em algo mais sério.

Cuide da alimentação – Para ter unhas lindas e saudáveis consuma leite e seus derivados e carnes que deixam as unhas mais fortes.

Não tire a cutícula – Sempre que for tirar a cutícula, empurre-a com uma espátula e tire com o alicate somente a pele que ficar para fora. Não é indicado tirar completamente as cutículas, porque são elas que protegem as unhas.

Cuide do seu material – Tenha seu alicate, lixa, espátula, palito, tesoura e tudo mais. Jamais compartilhe o seu material de manicure com outras pessoas.

Proteja as unhas dos produtos de limpeza – Sempre que for lavar roupas, louças, limpar a casa e tudo mais, use luvas, assim suas unhas ficarão protegidas.

Use escova em vez de palitos – Depois que lavar as mãos, escove debaixo das unhas. Não use palitos, porque eles podem machucar a região.

Evite usar as unhas como ferramentas – As unhas não foram feitas para raspar rótulos, descascar fitas autocolantes ou tirar parafusos. Para tudo isso utilize ferramentas específicas.

VEJA TAMBÉM: Unhas com francesinha diagonal: passo a passo de como fazer

Portanto, cuide das suas unhas e caso apareça alguma mancha clara ou escura, procure um médico para saber o que está acontecendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.