skip to Main Content

10 mitos que quase todas as manicures acreditam

O trabalho de manicure traz algumas dúvidas, especialmente entre as profissionais menos experientes, sendo que, é importante estar por dentro de tudo para fazer um trabalho eficaz e seguro, por isso, separamos os mitos que quase todas as manicures acreditam para te deixar mais informada.

A manicure Luany do canal “Escola Manicure”, que tem mais de 10 anos de experiência nessa área, fez um vídeo muito interessante sobre os 10 mitos que quase todas as manicures acreditam. Vamos aos detalhes de cada um para vocês.

10 mitos que manicures acreditam

mitos que manicures acreditam

Esmalte escuro fortalece as unhas – Esse é um dos principais mitos porque todos os esmaltes, independente da cor, tem a mesma química, seja ele claro ou escuro, assim sendo, se as unhas estiverem enfraquecidas é importante correr atrás de um tratamento cujo mais comuns são: reposição de vitaminas ou o uso de uma base fortalecedora.

A química do esmalte mata os fungos – Mito, pois, foi comprovado que a química do esmalte não mata fungos, principalmente os fungos causadores da micose, por isso, quem tem fungos nas unhas, além de tratar, deve fazer uso individual de itens de manicure, não podendo dividir esmalte, alicate ou qualquer outro material de manicure.

É dever da manicure, desencravar as unhas – Também é mito, o trabalho da manicure é cortar, lixar, limpar e pintar as unhas, elas não possuem técnicas nem conhecimentos sobre unhas encravadas, sendo assim, é indicado procurar um podólogo.

VEJA TAMBÉM: Porque manicures não podem nem devem desencravar unhas

Não é preciso colocar alicates e espátula na autoclave ou estufas podendo usar só o álcool 70 – Isso também é um mito, já que, apenas o álcool 70 não faz a esterilização completa dos alicates e espátulas, sendo obrigatório o uso da autoclave ou estufa, de preferência a autoclave que proporciona uma esterilização mais eficiente, porém, se ainda não possuir esse equipamento pode usar a estufa, mas nada de ferver alicates e espátulas na água, porque não é recomendado e também esteriliza de forma ineficiente.

Não tem problema em compartilhar material descartável – Mito, pois, todo material de manicure descartável como lixa, palito, luva, entre outros, devem ter uso individual porque oferecem um risco grande de contaminação.

Alongamento de gel danifica as unhas – Também é um mito, porque se for feita uma aplicação e retirada da unha de gel corretamente, além da cliente seguir todos os cuidados com a manutenção, não corre o risco de danificar as unhas.

A manicure não precisa usar luvas – Mito, pois, é indispensável o uso das luvas que é uma medida de segurança e saúde, já que, as manicures atendem muitas clientes e não tem como saber se elas têm alguma doença contagiosa que podem comprometer a saúde da profissional, por isso, é sempre importante usar luvas e descartá-las após o uso, assim estará também cuidado da saúde das clientes.

Manicure não é considerada uma profissão – Mito, manicure é sim considerada uma profissão, já que, a maioria delas estuda e se capacita para poder exercer essa profissão, assim como qualquer outra profissional da área da beleza elas precisam ser valorizadas e reconhecidas.

Não tem problemas em lixar os pés – Mito, porque lixar os pés tem muitos riscos de contaminação, especialmente se usar lixa compartilhada, sendo assim, o recomendado é evitar lixar os pés de suas clientes e fazer apenas uma esfoliação e hidratação.

Óleo secante ajuda na secagem do esmalte – Apesar do nome, isso é um mito, pois, o óleo secante apenas cria uma película protetora no esmalte para que ele não pegue sujeiras, caso queira que o esmalte seque mais rápido o recomendado é usar um spray secante.

VEJA TAMBÉM: Porque manicure não pode lixar os pés da cliente

Ficou alguma dúvida? Então veja nosso vídeo sobre o tema:

Portanto agora que já conhece os 10 mitos que quase todas as manicures acreditam, poderá fazer melhor seu trabalho e deixar suas clientes mais satisfeitas, porque conhecimento nunca é demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.