skip to Main Content

Dúvidas de Manicure: Como parar de trabalhar com fiado?

Ser uma manicure de sucesso não é fácil, principalmente, quando a profissional começa a trabalhar fiado, porque isso faz com que o trabalho aumente, mas o dinheiro não. Então, como parar de trabalhar com fiado?

Trabalhar fiado é a prática de realizar um serviço e não receber o pagamento ao mesmo tempo, acreditando que o cliente pagará o valor que deve mais tarde. O serviço fiado é uma prática muito comum e pode até parecer um bom negócio, mas não é. Pois, rapidamente se torna um péssimo negócio à medida que o cliente não paga.

Dúvidas de manicure: Como parar de trabalhar com fiado?

trabalhar fiado

#1. Aviso de não aceito fiado

Para não chegar ao ponto de dizer não a sua cliente, que muitas vezes pode ser uma amiga e até um parente. A dica é se tiver um estabelecimento onde trabalhe como manicure, coloque uma placa avisando que não aceita fiado. Isso fará com que a pessoa perca a coragem de pedir fiado.

#2. Opções de pagamento

Essa dica é para as manicures que trabalham em um negócio próprio ou então a domicílio. Fale para sua cliente as opções de pagamento disponíveis e deixe claro que não aceita fiado.

VEJA TAMBÉM: Diferença entre extra-brilho e top coat: Qual o melhor?

#3. Máquina de cartão

Procure conseguir uma máquina de cartão de crédito, pois, muitas pessoas não pagam os serviços ou produtos com a desculpa de que estão sem dinheiro.  As máquinas de cartão aceitam os mais variados cartões e pode ser a garantia de que receberá todos os seus pagamentos pelos serviços de manicure.

#4. Sugira outro dia para que a cliente adquira o serviço

Quando uma cliente quiser que você faça as unhas dela, mas que ela só terá dinheiro em determinado dia. Diga para ela voltar no dia em que ela tiver dinheiro. Pode até parecer grosseria, mas só é necessário falar com educação.

#5. Faça plaquinhas divertidas

Para que suas clientes não fiquem zangadas com a sua recusa em fazer as unhas fiado. Coloque em seu salão ou em casa plaquinhas divertidas com frases avisando que não trabalha fiado. Assim, em vez de ficarem chateadas, suas clientes vão rir da sua criatividade.


Como uma manicure pode aceitar fiado com segurança?

#1. Faça as unhas fiado apenas de suas clientes confiáveis

Para realizar serviços fiados de manicure é preciso ter uma relação de confiança entre a manicure e sua cliente. Esse laço não pode ser criado de uma hora para a outra e, por isso, não é recomendado realizar serviços fiados para qualquer um. As manicures geralmente têm sua clientela fidelizada, formada por clientes que fazem as unhas sempre com elas. Os serviços fiado devem ficar restritos a esses clientes.

#2. Peça a documentação

É importante ter em mãos os dados principais da cliente que pretende fazer as unhas fiado. Registrar a identidade da cliente é fundamental para fazer o controle e saber o histórico de quem está pedindo para que faça as unhas fiado. Não tenha vergonha, peça a cópia do RG e do CPF, mantendo assim os dados mais importantes registrados. Também peça o telefone de contato.

#3. Aposte na tecnologia

A manicure deve ter um sistema digital para registrar todas as suas clientes, principalmente, as que fazem as unhas fiado. É essencial calcular periodicamente a dívida da cliente e não deixar de fazer a notificação de cobrança caso precise.

#4. Faça as cobranças

Cobrar uma dívida não é uma atividade muito boa, mas é necessária. As contas precisam fechar e os serviços fiados devem ser pagos pelas clientes inadimplentes ou então o seu negócio será prejudicado. Busque formas de notificar as devedoras, evitando causar mal-estar. Tente apostar em formas de cobrança eficientes que não levem muito tempo como notificações via SMS.

VEJA TAMBÉM: Aplicativos para Manicure: Agenda completa para facilitar sua organização

Portanto, a dica é nunca fazer serviços de manicure fiado e caso faça, tente isso somente com clientes já conhecidas e de confiança, se não em vez de ter lucros no seu trabalho, acabará tendo apenas prejuízos. Diga não ao fiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.